Quem é o verdadeiro competidor de seus produtos ou serviços?
Por muitas vezes acreditamos saber fielmente quem são os concorrentes de nossos produtos e que por isto não é algo que deve possuir um momento de reflexão. Porém, a marca competidora de seu produto pode ser na verdade um produto praticamente complementar. Isto é muito comum em mercados onde temos variações de características similares (por exemplo, o sabor de uma bebida). O consumidor tem forte preferência pelo líder de cada categoria e possui uma cesta de consumo combinada. Ou seja, compra algumas unidades do sabor A para cada unidade do sabor B. Nesse caso, o líder do sabor A não compete diretamente com o líder do sabor B, mas sim com as marcas desafiantes do seu próprio sabor (imagine o mercado de refrigerantes ou o de sucos, por exemplo).
Nós da Volix podemos ajudar a sua empresa mapeando com precisão os concorrentes diretos de seus produtos utilizando os dados internos da sua empresa, ou através de pesquisa com consumidores. Por muitas vezes, o resultado do processo de identificação da concorrência traz resultados inesperados e altera por completo toda a estratégia de marketing, vendas e, principalmente, a precificação de nossos clientes.