Por que o futuro da precificação é baseado em I.A.?
Existem algumas formas distintas de como se precificar um produto, dentre elas é comum precificar com base nos custos, com base na concorrência ou com base na demanda. Independentemente de qual seria a melhor metodologia de precificação para uma empresa, Inteligência Artificial pode ter um papel essencial.
Quando pensamos em cost plus, I.A. pode revolucionar a análise de custos de uma empresa, possibilitando um nível de granularidade, de frequência de atualização e de assertividade que seriam muito difíceis utilizando métodos tradicionais.
Dentro de parâmetros pré-estabelecidos, a utilização de Machine Learning pode alavancar a decisão de precificação baseada em concorrência. O resultado obtido da combinação do ser humano com o poder do aprendizado de máquina é ainda maior quando nos deparamos com a complexa dinâmica de preços de uma indústria.
O aumento da precisão de modelos preditivos, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, muda completamente o jogo da precificação baseada em demanda. Quanto maior a assertividade na previsão da demanda, melhor é a decisão de precificação de um determinado produto. Este ganho se torna ainda mais evidente quando a evolução dos modelos preditivos chega às áreas de suporte e de operações, fazendo com que a companhia toda se beneficie da otimização.