Como precificação pode ajudar as empresas a atravessar momentos de crise?
O aumento de preço é a alavanca que mais impacta a rentabilidade de uma empresa. Isso se deve ao fato que o efeito preço reflete diretamente no lucro líquido já que, na maior parte das vezes, é reduzido apenas pelos impostos.. Quando estudamos as firmas listadas na Bovespa, conseguimos calcular o tamanho médio deste impacto: 1% de preço impacta 12% no lucro líquido. Isso mesmo, um múltiplo de 12 vezes. Essa realidade não existe apenas no Brasil, um estudo nos EUA, por exemplo, mostrou um múltiplo de 10 vezes.
Em um cenário de incertezas, com crises diferentes ocorrendo de maneira simultânea, as empresas devem buscar a todo momento a proteção da rentabilidade. Isto aumenta de maneira significativa as chances de sobrevivência da firma em meio a tantas turbulências.
Mas existe maneira de conseguir aumentar a rentabilidade sem ferir o volume de vendas? A resposta é sim. A evolução da estratégia de precificação aliada a introdução de técnicas de RM (Revenue Management) elevam assertividade, garantindo melhorias nas politicas promocionais e melhorando a precisão do preço produto a produto, região a região. Direcionando o desconto para os produtos mais elásticos e fortalecendo o preço de produtos inelásticos, aumenta-se a rentabilidade ao mesmo tempo que protege-se o volume de vendas.
Cada empresa está em um determinado nível de maturidade de precificação, e as soluções para o desenvolvimento são variadas. E mesmo aquelas firmas que já se encontram em estágios avançados de evolução, podem incrementar a receita e a rentabilidade através da inteligência artificial.
Momentos de incerteza reforçam a necessidade de evolução na precificação. Não existe alavanca com mais impacto em rentabilidade.
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