Vocês viram a FIFA reduzindo o preço dos jogos do Mundial? Então…
O estádio tinha capacidade para 65 mil pessoas.
Na véspera do jogo, apenas 20 mil ingressos tinham sido vendidos.
A reação? Uma queda brusca nos preços: de USD 359 para USD 69 em alguns setores do estádio.
Teve até promoção estilo: “Compre 1, leve 5.”
E isso não é exceção.
Acontece todos os dias. Em todos os setores.
E, sim, é bem provável que isso também esteja acontecendo na sua operação, silenciosamente, todos os dias!
Sexta-feira passada, eu recebi a ligação de um diretor de uma empresa de importação. Ele queria discutir o preço de lançamento de um produto com altíssimo potencial de inovação no mercado brasileiro. E, por ser experiente (e muito bom no que faz), trouxe a pergunta certa:
“Lanço com preço premium e posicionamento exclusivo? Ou com um preço competitivo para ganhar mercado?”
Minha resposta:
Qual é a volumetria que você precisa?
A partir da resposta dessa pergunta começa toda a mágica da área de precificação.
Se o chamado ‘preço ótimo’ não gera o volume necessário, talvez ele não seja tão ótimo assim.
Agora, se está vendendo muito rápido neste preço… provavelmente está na hora de subir. Afinal, o estádio só tem 65.000 lugares. E você não quer vender todos os ingressos a preço de liquidação.
O preço certo é aquele que combina estratégia, percepção e rentabilidade!