As empresas com o maior nível de maturidade em precificação utilizam a inteligência artificial para garantir que seus preços sempre estejam nos pontos ótimos.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a precificação algorítmica (PA) capaz de combinar uma ampla variedade de métricas para determinar o preço de cada produto/serviço. Nossa recomendação é o desenvolvimento de um algoritmo próprio, garantindo que todas as características importantes para a empresa sejam consideradas.
Os algoritmos utilizados na precificação algorítmica em geral são criados através da combinação entre machine learning e outras técnicas de análise de dados, com a finalidade de identificar padrões e prever mudanças no mercado. Um grande benefício é a possibilidade de estudar grandes conjuntos de dados, garantindo que toda a informação disponível é utilizada em favor do faturamento e da rentabilidade.
Algumas das aplicações mais comuns de PA são:
Ofertas personalizadas por cluster de cliente, considerando preferências, histórico de compras, e localização geográfica.
Ajuste automático de preços, considerando alterações de demanda, níveis de estoque e precificação dos concorrentes.
Inclusão de novos atributos no método de precificação, como oportunidades em feriados, sazonalidade, entre outros fatores;