Como a Volix ajudou um e-commerce a gerar um impacto de $8,5 milhões em vendas anuais.

Como a Volix ajudou um e-commerce a gerar um impacto de $8,5 milhões em vendas anuais.

Uma grande e-commerce nos Estados Unidos vinha perdendo volume de vendas desde a pandemia (2020). A Volix foi contratada para redesenhar sua Estratégia de Preço, focando no aumento do lucro bruto e do volume de vendas. Com a nova Arquitetura de Preços desenvolvida, a empresa conseguiu aumentar suas vendas líquidas em $8,5 milhões e o EBITDA em $4,9 milhões anuais.

O Desafio

A empresa enfrentava dificuldades em manter sua lucratividade e volume de vendas, especialmente em produtos de baixo giro.

Principais desafios:

  • Perda de volume de vendas desde 2020.
  • Necessidade de reajustar preços sem comprometer a competitividade.

Restrições impostas pela organização:

  • Reajustes de preços não poderiam ultrapassar 5%.
  • Aumento de vendas deveria focar em produtos com baixa rotatividade (curvas C e D).
Solução

A Volix desenvolveu e implementou uma estratégia de precificação baseada nos seguintes pilares:

  • Mapeamento da Oportunidade

    análise detalhada da elasticidade dos produtos, preço dos produtos concorrentes, nível de estoque, avaliação dos produtos pelos consumidores e relevância do produto no portfólio.

  • Definição da Nova Arquitetura de Preço

    ajustes considerando a margem bruta do produto e seu impacto no EBITDA.

  • Execução de Projetos Pilotos

    testes para aferir a eficácia das mudanças antes da implementação completa.

  • Implementação em Escala

    ajustes de preço aplicados a todo o portfólio com acompanhamento contínuo de resultados.

Resultados

Com a nova estratégia de precificação, a empresa alcançou os seguintes resultados:

  • +$8,5 milhões em vendas líquidas anuais.
  • +$4,9 milhões no EBITDA.
  • +900 mil unidades adicionais vendidas.

Além dos ganhos financeiros, a empresa otimizou sua gestão de estoque, reduzindo significativamente o volume de produtos com excesso de semanas em inventário.

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