Precificação Dinâmica

Matheus Campigotto

sexta-feira, out 16

Por que seu negócio pode estar deixando de lucrar sem ela?

 

Você já conhece a precificação dinâmica? Essa pode ser a solução que você procurava para manter os preços do seu negócio sempre competitivos e atrair mais clientes.

A internet torna muito mais fácil para os consumidores a prática de fazer uma pesquisa de preço antes de decidir onde comprar um produto ou escolher por um serviço. Basta uma rápida pesquisa no Google para conseguir encontrar quem está oferecendo o preço mais competitivo. Seja ela uma venda online ou offline.

Todos sabemos muito bem o quanto o preço é importante para atrair clientes em qualquer mercado. É claro que há outras variáveis muito importantes na hora de decisão, como o bom atendimento, qualidade e confiabilidade. Mas, no fim das contas, o preço pode ser decisivo na hora de escolher comprar na sua loja ou no concorrente.

Tendo isso em mente, é importantíssimo que os preços dos produtos na sua loja estejam sempre alinhados com os preços e expectativas do mercado. Isso pode ser uma tarefa difícil, já que esses valores podem se alterar numa frequência muito alta. Podendo ser mensal, semanal, diária, ou a cada minuto. Considerando que em muitos mercados os fornecedores têm centenas de produtos no catálogo, fazer um controle manual todos os dias é inviável.

Felizmente, a solução para esse problema tem nome e as companhias aéreas já a usam há um bom tempo, é a precificação dinâmica.

O que é precificação dinâmica?

A precificação dinâmica é um recurso tecnológico que permite adequar automaticamente os valores dos produtos de acordo com os preços do mercado naquele dia. Esse recurso faz uma pesquisa comparativa automática nas lojas concorrentes, obtendo os preços pontuais daquele produto ou serviço naquele dia, naquela hora, ou na frequência que for necessária.

Com base nisso, o valor daquele item na sua loja é automaticamente adequado a essa realidade que está sempre mudando. É possível definir algumas regras, como um valor ou variação máxima e mínima, por exemplo, para evitar prejuízos ou precificações fora da realidade.

Na prática, sua empresa vai estar sempre acompanhando as tendências de preço do mercado. O que significa estar aderido aos valores que estão sendo praticados (e, portanto, às vendas) e a competitividade fica em linha com os outros players. Isso impede que o consumidor desconsidere sua oferta e te coloca na faixa de competição daquele mercado.

O mesmo também vale para cima. Com uma demanda maior, pode haver uma tendência de aumento de preços, e se sua empresa não segue esse movimento, acaba perdendo uma boa oportunidade de rentabilidade.

A precificação dinâmica também permite que você garanta um mesmo posicionamento e estabeleça parâmetros como, por exemplo, sempre vender seus produtos abaixo dos preços dos seus concorrentes, respeitando um limite ou ‘piso’ de preços para cada item do portfólio. O mesmo vale para a estratégia de ser um player mais premium que se posiciona em faixas mais altas de preço no segmento em que atua.

O importante é que a precificação dinâmica vai deixar sempre alinhada a estratégia a ser buscadas pelo negócio naquele momento, sejam elas aumento na receita, nas vendas ou na rentabilidade com os preços na ponta.

Vantagens da Precificação Dinâmica

 

O maior objetivo da precificação dinâmica é garantir preços competitivos e impedir que você perca vendas e oportunidades de rentabilizar quando o mercado está mais propenso para isso. Confira alguns benefícios que essa prática pode trazer ao seu negócio:

  • Aumenta suas margens de lucro;
  • Melhora os resultados da sua empresa: volume de vendas, receita e rentabilidade
  • Mantém seu negócio competitivo;
  • Auxilia na tomada de decisões sobre ofertas e promoções;
  • Cria um histórico dos seus concorrentes no mercado;
  • Identifica produtos que estão em falta na concorrência, possibilitando aumentar o preço deles;
  • Ajuda a direcionar as ações de marketing para os produtos mais bem posicionados;
  • Otimiza sua gestão de estoque;
  • Melhora seu desempenho em marketplaces e sites comparadores de preços, se sua empresa oferece bens de consumo;
  • Reduz a taxa de abandono de carrinho

Como implantar a precificação dinâmica no seu negócio

 

Embora seja bastante simples, implantar a precificação dinâmica precisa de um planejamento para que o resultado seja o esperado. Confira alguns detalhes importantes.

 

Escolha um bom fornecedor e considere o investimento 

Existem algumas opções de software de precificação dinâmica disponíveis no mercado. O ideal é que você faça uma boa pesquisa, descobrindo as particularidades, vantagens e desvantagens de cada um.

Também esteja atento ao fato de que adquirir um serviço como esse requer um investimento, que muitas vezes não é tão baixo. O retorno financeiro é praticamente garantido, mas pode levar alguns meses. Então tenha certeza de que o caixa do seu negócio está preparado para arcar com o investimento. É importante considerar o novo nível de experiência e dinamismo que o seu cliente passará a ter com sua empresa. 

Defina os produtos

Nem todos os produtos do seu portfolio precisam fazer parte da sua estratégia de precificação dinâmica no primeiro momento. É uma prática de evolução e aprendizagem, que modifica vários aspectos em todo o ambiente corporativo. Você pode iniciar com apenas alguns produtos, em especial aqueles que são mais competitivos, geram mais conversão e estão disponíveis em várias lojas concorrentes.

Na hora de definir os produtos, tenha em mente que você precisa levar sempre em conta a situação atual do seu estoque, o fornecimento desse produto e até mesmo os custos envolvidos nisso, a fim de definir os preços mínimo e máximo na sua estratégia.

Considere seus concorrentes

Na hora de definir quais lojas acompanhar, pense muito bem e escolha aquelas que realmente oferecem competitividade ao seu negócio. Talvez seja muito difícil para lojas menores, por exemplo, concorrer com os grandes lojistas e os marketplaces. Um nicho menor de mercado pode ser muito mais valioso do que tentar vencer todas as batalhas.

Cuidado com os parâmetros

Os serviços de precificação dinâmica permitem que você defina parâmetros, como por exemplo, sempre vender 5% ou 10% mais barato que seus concorrentes. Mas tome muito cuidado com isso, e não defina esses parâmetros sem planejar e fazer as contas antes.

Nem sempre vender ao preço mais barato será vantajoso para você, e isso muitas vezes pode fazer com que sua margem de lucro caia bastante. Por isso, antes de implementar a precificação dinâmica, é necessário fazer um bom planejamento estratégico, levando em conta seus gastos, despesas, custos, disponibilidade de estoque e capacidade de fornecimento do produto ou serviço.

Combine estratégias

Além de otimizar os preços, invista em campanhas de marketing e anúncios para divulgar as suas ofertas e promoções. Assim, você consegue trazer o seu cliente até você. As mídias digitais são sempre ótimos aliados na divulgação.

Usando corretamente a precificação dinâmica sua empresa pode se beneficiar de oportunidades de lucratividade nos momentos corretos e de estar sempre no nível de competitividade que deseja.

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