Análise de mercado

Matheus Campigotto

quinta-feira, jun 18

A importância da análise de mercado para a precificação de produtos e serviços

 

A precificação de produtos e serviços envolve uma série de pontos importantes, como a margem de lucro, análise de mercado, custos da empresa, entre outros. Esse processo é importante por vários fatores. Dentre eles, a necessidade de chegar a um preço que agrade aos clientes e que possa trazer lucro para a empresa.

O mercado é quem dita os preços

 Análise de mercado

Primeiro, vamos passar rapidamente pelo conceito por trás da análise de mercado. Nada mais é do que um dos passos durante a elaboração do plano de negócios. Consiste em coletar diversos dados como perfil dos consumidores, cenário, fornecedores e concorrência.

Esse estudo dá base para criar o preço ideal do produto, entender qual o público consumidor, o cenário econômico do setor, criação de estratégias de marketing, entre outas conclusões. Mas a análise precisa ser revisada constantemente, para que as referências de preço estejam atualizadas com o que realmente está sendo praticado na sua área de atuação.

O impacto da precificação

É interessante pensarmos que o próprio mercado é quem determina os valores dos produtos e serviço. Imagine vender um item muito acima de seu preço de mercado.

Certamente, as vendas não terão tanto sucesso. O mesmo raciocínio vale para valores muito abaixo do mercado, o que pode comprometer sua empresa financeiramente e eticamente, pela concorrência desleal, prejudicando a credibilidade da marca.

Por isso, é imprescindível incluir a precificação como um dos processos pelos quais a organização deve se manter sempre atualizada. Essa análise será uma base sólida para precificar e, como vimos no exemplo anterior, é crucial para o sucesso das vendas.

Erros e acertos de precificação em relação à análise do mercado

Erros

Um erro comum é a flexibilização inadequada dos valores de venda. Por exemplo, fazer diferentes preços para clientes diversos. Isso compromete a margem de lucro, além de prejudicar a sua relação com a carteira de clientes, que pode não compreender essa exclusividade.

Quando a empresa desconhece as variáveis que impactam na sua formação de preço, também pode chegar a uma precificação que não atende à sua demanda. A consequência é que não seja possível prestar os serviços futuramente ou para novos clientes, pois se tornará inviável financeiramente. A não ser que seja um projeto específico e muito estratégico para o futuro do negócio.

Acertos 

Por outro lado, quando aliamos os conhecimentos certos na hora de precificar, temos como consequência uma margem de lucro prevista e saudável. Além disso, os preços se tornam competitivos, sem criar a percepção de campanhas promocionais o tempo todo.

A dimensão de todos os custos do serviço ou produto também ajuda a ter uma confiança para planejamento de ações estratégias de crescimento. Mas não pode ser o único referencial para a construção dos preços.

 A análise de mercado faz total diferença na hora de chegar à precificação de seus produtos e serviços. Como vimos, a importância dessa análise é grande e pode comprometer todo o desempenho da sua empresa e suas atividades.

 

Não deixe de fazer a análise correta, com tudo o que engloba esse processo, a fim de chegar a um valor que seja interessante para os dois lados: você e seu cliente.

Se a sua empresa está com dificuldades para atingir um valor que atenda a todas as necessidades da organização, não deixe de procurar especialistas para chegar ao preço ideal.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros Posts

Revenue Management
Revenue Management

O seu consumidor pode pagar mais pelo seu produto (e ele deveria desejar por isto)

Só se constrói valor com precisão

Entre em contato

Entre em contato com a gente! Quer mais detalhes sobre o que fazemos e como fazemos? Preencha o formulário e saiba mais!

atendimento@volix.com.br
(11) 99769.6606

Design by